2006-Trobada Internacional Pueri Cantores em La Garriga (Espanha)



























No final da Trobada a Maestrina do Coro de Portugal
entrega algumas Recordações de Ovar 

Fotos de António Mendes Pinto



A Trobada na Comunicação Social de Ovar (Portugal)



EM TERRAS DE ESPANHA

Coro Infantil e Juvenil S. Cristóvão volta a elevar o nome de Ovar

A Federação Pueri Cantores, conhecedora da qualidade do Coro Infantil e Juvenil S. Cristóvão, convidou este Grupo para participarem na Trobada Internacional em La Garriga (Barcelona) de 5 a 9 de Julho, integrada nas comemorações dos 25 anos da Escolania Parroquial Sant Esteve, daquela localidade.
Para esta Trobada (trova em português) foram convidados quatro coros estrangeiros. França, Polónia, Ucrânia e Pormgal.
A Igreja Paroquial de La Garriga foi o local para a Cerimónia de Abermra e Oração de Paz. Os coros presentes cantaram o Humne a 1’ alegria de L.WBeethoven e Pax Vobis de X. Montsalvage.
A manhã e a tarde do dia 6 foi dedicada à visita a Barcelona. Guiados por Lluís Barbé e Marta Torrents, membros da organização da Trobada, que graciosamente deram a conhecer uma parte desta maravilhosa Cidade. A extensa avenida pedonal conhecida por La Rambla e históricos Monumentos e Praças, e ainda foram à Serra de Collserola onde se encontra o ponto mais alto chamado de Tibidabo com um parque de diversões e a igreja neogótica do Sagrado Coração de Jesus, avistando-se dali, toda a Cidade de Barcelona.
À noite na Igreja de La Garriga, foi apresentado o primeiro Concerto de Gala no qual actuou a Schola Primitiale S.t Jean-Lyon (France) e o Coro Pueri Cantores Sancti Nicolai (Polónia).
No dia 7, de manhã e ao princípio da tarde, os Coros estrangeiros foram visitar o Mosteiro de Montserrat no qual, encontra-se a Basílica que acolhe a imagem da Virgem Negra de Montserrat. Invulgarmente foi autorizado aos quatro Coros participantes na Trobada, canta-rem nesta Basílica.
À noite, o Concerto de Gala foi iniciado pelo Coro Infantil e Juvenil S. Cristóvão - Ovar e termi¬nado com o Choir Cantilene (Ucrâ¬nia).

ACTUAÇÃO MUITO APLAUDIDA

O Coro de Portugal cantou os temas: Nova Esperança, da Ir. Maria Amélia - O Cordeiro Imolado, do P.e Ferreira dos Santos - Ressuscitou o Salvador, de J.S.Bach - Avé Verum, de W.A.Mozart - Panis Angelicus, de C. Franck - The Lord is my Shepherd, anónimo - I will follow him, de Little Peggy Margh terminando com When you believe. Pelos aplausos que pareciam não terminar, passando por último aos aplausos compassados, demonstrando assim os espectadores, que ficaram satisfeitos e encantados.
A parte da manhã do dia 8 foi para visitar e conhecer La Garriga, suas origens e a singular arquitectura das suas casas de veraneio. À tarde, na Plaça L' Església, um grupo de espanhóis daquela localidade, ao som da música tocada por uma banda com o regente a tocar flauta de três furos e um pequeno tambor, cinco tocadores de instrumentos de sopro e cinco de metais, formaram uma roda e convidaram os elementos dos Coros estrangeiros a aprenderem a dançar a sardana, uma dança nacional catalã na qual o seu êxito depende do círculo formado pelos dançarinos e da exactidão da contagem dos complicados passos e saltos longos e curtos. Foram alguns momentos de boa disposição em que os nossos não resistiram a tentarem aprender tão complicada mas engraçada dança.
Acabada a dança da sardana, numa rua central, assistiu-se a uma Festa de Cultura Catalã com gaiteiros, pauliteiros e gigantones e à noite foi o Concerto de Canto e Música Popular, no qual os Coros participantes nesta Trobada cantaram na escadaria da Igreja para várias centenas de espectadores que na Plaza de L'Església, uns sentados e outros de pé e alguns nas esplanadas dos Bares Nocturnos situados nesta praça. Neste Concerto o Coro de Portugal cantou: É Ovar - Canção de Embalar, de José Afonso - Canção do Mar, de Frederico de Brito e as Lendas do Rio Douro. O Coro de Ovar conseguiu influenciar os espectadores a acompanhar a música com palmas. Depois de terminado o Concerto seguiu-se um baile na praça, animado por um Conjunto Popular. Nesta noite as directoras do Coro de Portugal entregaram aos Coros presentes recordações oferecidas pela Autarquia de Ovar.
A Missa do Domingo, dia 9, foi cantada pelos quatro Coros estrangeiros mais o aniversariante Coro da Escolania Sant Esteve. Antes de se dar início à Celebração Eucarística, o Presidente da Federação Josep Maria Torrents fez uma alocução, agradecendo aos Coros estrangeiros por terem aceitado o convite para esta Trobada e a dois dos Coros fez uma referência especial:
À Ucrânia, por terem feito uma viagem tão longa de 4.000 Kms em comboio e autocarro. Ao agradecer ao Coro de Portugal expressou-se desta maneira: “a forma e estilo de cantarem deste Coro irradiam alegria”.

CORO ENFRENTA NOVOS DESAFIOS

Neste último dia, nos momentos da despedida, o Presidente da Federação Internacional Pueri Cantores e o Presidente da mesma Federação da Polónia, Robert Tyrala expressaram o gosto de verem o Coro de Ovar (Portugal) no Congresso Internacional Pueri Cantores que se realizará em 2007 na Polónia.
A Federação Pueri Cantores foi fundada em 1947 e tem filiados Coros de diversos países como: França, Itália, Alemanha, Espanha, México, País Basco, Inglaterra, Japão, Áustria, Venezuela, Bélgica, Canadá e Polónia. O Coro de Ovar já foi convidado a inscrever-se como filiado nesta Federação.
Neste encontro, o Coro Infantil e Juvenil S. Cristóvão saiu ainda mais motivado para estes desafios, nos quais os seus elementos conseguem superar todas as dificuldades inesperadas, e neste Encontro surgiram algumas, entre as quais, a falta de alguns instrumentistas que por motivos pessoais não puderam participar e que tiveram de ser substituídos por outros com menos experiência, mas que se saíram muito bem! Também a falta dos tímbalos que tiveram de ficar no Aeroporto de Lisboa, foi um dos imprevistos.
Para além da importância do balanço positivo das actuações, foi também importante o intercâmbio entre o Coro de Ovar, os Coros da Ucrânia, da Polónia e a Escolanía Sant Esteve de La Garrida, assim como a extrema simpatia e acolhimento dos seus dirigentes e dos organizadores desta Trobada.

Texto de António Mendes Pinto publicado no Jornal Praça Pública em 19 de Julho de 2006