2005 - Encontro PUERI CANTORES em Burgos (Espanha)







  

 

 


 

 


Fotos de António Mendes Pinto

























Coro Infantil e Juvenil S. Cristóvão




Em Espanha, cantaram e encantaram!



Transportar a visão para a escrita é uma tarefa que me agrada "abraçar", especialmente quando se trata de acontecimentos culturais.
E é sobre um grande acon¬tecimento cultural que eu vou escrever. Teve lugar em Espanha, de 7 a 10 de Julho, nele participando o Coro Infantil e Juvenil S. Cristóvão, em representação de Portugal. As suas actuações, apreciadas, admiradas e muito aplaudidas, elevaram o nome de Ovar na cidade de Burgos.
A expressão "cantaram e encantaram" surgiu-me porque, enquanto tirava fotos (para uma reportagem que se encontra exposta no átrio da Igreja Matriz de Ovar), tive a oportunidade de olhar de frente os espectadores, emocionados, admirando e aplaudindo com muito entusiasmo as obras musicais apresentadas pelo Coro de Ovar - Portugal.
No seu Concerto individual, na Igreja de San Cosme y San Damián, que estava repleta, o Coro vareiro apresentou o reportório que tem cantado nos últimos Concertos realizados em Ovar, Maia e Argoncilhe. Aos aplausos dos espectadores há que juntar os dos cantores de Coros espanhóis, que ovacionaram entusiasti¬camente o Coro de Ovar.
Na manhã de sábado, dia 9, no salão de trabalhos da Diputación de Burgos, teve lugar uma reunião entre os Directores de Coros, a Organização Internacional dos Pueri Cantores e as autoridades civis que colaboraram neste magnífico evento, incluindo o Alcaide da cidade, Juan Carlos Aparício. Dessa reunião, que teve um efeito repercussivo em intercâmbio cultural entre os Directores dos diversos Coros e a Organização, e em conversa pessoal com a Directora do Coro de Ovar, Dr.ª Esmeralda Amaral, um dos compositores das músicas deste Encontro, que muito apreciou o Coro dirigido pela nossa maestrina, mostrou vontade de compor algumas obras para este Coro português, enviando-as para as ensaiarem e prometendo vir a Portugal para ouvir o seu trabalho interpretado pelas vozes e pelo instrumental do Coro Infantil e Juvenil "S. Cristóvão".
Na noite de sábado, a Cidade de Burgos foi mimoseada com um magnífico Concerto de Gala, no qual os 12 Coros apresentaram duas obras dos respectivos reportórios.
Ao entrar naquele majestoso edifício, conhecido por Casa de Cordón, tive a sensação de ter entrado num outro mundo, num mundo onde a música e o canto são fruídos por pessoas amantes da boa cultura. (Os estimados leitores imaginarão a sensação e os sentimentos que me inundavam ao verificar o ambiente em que o nosso Coro de Ovar ia actuar!)
O Coro de Ovar distinguiu-se pela sua qualidade, diversidade, pela variedade de instrumentos musicais e pelas obras que apresentou, as quais, não sendo exclusivamente litúrgicas, são alegres, festivas, contendo uma mensagem cristã, características que têm permitido ao Coro ser bem sucedido nas suas actuações.
Os jornais de Burgos fizeram a cobertura dos quatro dias do Encontro de "Pueri Cantores". (Os recortes estão expostos, junto com as fotos, no átrio da Igreja Matriz).
O Diário de Burgos, que foi à Residência Universitária onde os Coros estavam alojados para os contactar, entrevistou também o Coro de Ovar, escrevendo: O Coro português de S. Cristóvão utiliza outra forma para incentivar as crianças e jovens: - "Ocupamo-nos combinando a música sacra com outros estilos e outras actividades, como o teatro", explicou Nuno Valente ao jornalista deste diário.
Termino afirmando que o resultado final da participação do Coro de Ovar foi muito positivo cultural e artisticamente, tendo efeitos que só o futuro demonstrará.
Ovar muito deve a este Coro, que, devido ao êxito no Encontro de "Pequenos Cantores". vai continuar a ser muito lembrado em Espanha



António Mendes Pinto, no Jornal João Semana de 15 de Agosto de2005