EM REPRESENTAÇÃO DE PORTUGAL - Um texto, publicado na Imprensa de Ovar


O Coro Infantil e Juvenil São Cristóvão


Desde 2005 que um Coro de Ovar tem representado Portugal em Encontros de Coros promovidos pela Federação Espanhola e pela Federação Internacional Pueri Cantores.
O primeiro foi em 2005 na cidade de Burgos (Espanha) onde actuaram na Igreja S. Cosme e S. Damião, no Concerto de Gala no Pátio Renascentista da Casa de Córdon e cantaram na Catedral de Burgos, no ano seguinte teve duas saídas, em Julho, a Barcelona, actuando em La Garriga, e na Basílica de Montserrat, e em Dezembro, nas Noëllies 2006, em Estrasburgo, actuando numa Comunidade Protestante em Offendorf e na Igreja Católica desta localidade, no Parlamento Europeu, na Igreja de S. Nicolau em Saint Croix aux Mines e também cantaram juntamente com outros Coros na Catedral de Estrasburgo.

Em 2008, representaram Portugal num Congresso Espanhol Pueri Cantores, em Oviedo actuando na Igreja San Isidoro el Real e no Concerto de Gala no Auditório Príncipe Felipe da Casa dos Congressos. No ano passado foram convidados para participarem num Congresso Internacional e Ecuménico de Pueri Cantores em Estocolmo (Suécia) no qual estiveram presentes cerca de 4.000 coralistas de várias partes do mundo. Este ano estão convidados para representarem Portugal no Vaticano no Encontro de Pueri Cantores com o Papa, um encontro que se costuma realizar de dois em dois anos.

Como os estimados leitores já devem ter percebido, estou a citar o Coro Infantil e Juvenil S. Cristóvão, que para estes já citados encontros realizados, a convite das suas dirigentes acompanhei, para depois transmitir através da Imprensa Local e Regional, os sucessos e as vivências deste Coro, digo sucessos porque têm sido entusiasticamente aplaudidos pelas pessoas que os ouvem.

As experiências de repórter, (embora que amador), são de emoção por ver as maravilhosas actuações das crianças e jovens da nossa terra serem tão apreciadas, e estarem a representar Portugal.

Como diz o panfleto que normalmente é distribuído antes das suas actuações, para além do canto, estas crianças, adolescentes e jovens vão cultivando os valores da amizade, da auto-disciplina, da responsabilidade, crescendo como pessoas e como grupo, procurando louvar a Deus e cultivar a sua arte, através da Música sacra de grandes autores da música contemporânea, de espirituais negros e da música tradicional e ligeira.

Os instrumentistas frequentaram ou frequentam escolas de música, desenvolvendo os seus talentos no grupo, numa procura permanente de descobrir as suas capacidades.

As responsáveis pelo grupo, desde a fundação, são: Carolina Abreu (responsável da catequese da Paróquia) e Esmeralda Amaral que tem a seu cargo a direcção musical, função que desempenha ao serviço da Paróquia, pelo gosto que tem pela música e pelo trabalho com crianças e jovens. A formação musical que possui foi obtida em vários cursos na Venezuela, no Curso de Música Litúrgica do Porto e frequentou também cursos de pedagogia musical, orientados por Jos Wuytack, entre outros. Exerce, porém, a sua actividade profissional no âmbito da sua licenciatura em Economia e pós-graduação em Análise Financeira. Duas pessoas com extraordinárias capacidades de orientação junto das crianças e jovens e de abnegada dedicação ao Coro, que têm demonstrado não cederem a cansaços e dificuldades que as saídas ao estrangeiro provocam, dando assim o testemunho de que, para representar Ovar e Portugal nos Encontros de Pueri Cantores, tudo vale a pena.

Foi com muito gosto e carinho que acompanhei este Coro nas citadas saídas, e procurei dar o meu melhor para divulgar as suas maravilhosas actuações, e assim, através das minhas crónicas na Imprensa Local e Regional, ficassem mais conhecidos, em especial dos amantes da arte do canto e da música.

(Texto de António Mendes Pinto, publicado no Jornal Praça Pública em 5 de Maio de 2010)