quarta-feira, 26 de maio de 2010

O Concerto de Páscoa 2010 na Comunicação Social

Para ver fotos deste Concerto
clicar na página respectiva


Concerto de Páscoa 2010

Um Concerto com encenação angelical


António Mendes Pinto

A Igreja Matriz de Ovar foi mais uma vez palco de um belo espectáculo, o “Concerto de Páscoa 2010”, promovido pelo Coro Infantil e Juvenil S. Cristóvão realizado no passado dia 16. Como é já habitual este Grupo de coralistas surpreende sempre com um cenário diferente para cada ano, e para o Concerto 2010 surpreendeu com uma entrada angelical, em que pequenos grupos do Coro, com novas vestes “túnica branca com capuz”, surgiam de vários sítios do majestoso Templo da Igreja Matriz, com pequenas velas acesas simbolizando a Luz de Cristo, dando assim início ao Concerto entoando o Cântico “Tu és Luz/Preparai o caminho do Senhor” de Stephen Schwartz.
Finalizado este cântico de entrada, uma das Dirigentes, a D. Carolina Abreu, fez uma breve apresentação do Coro e anunciou a mudança do nome do mesmo, que passou a partir deste dia a chamar-se GRUPO PUERI CANTORES S. CRISTÓVÃO DE OVAR.
Para além do cântico de entrada, o Coro cantou: Jesu, Messie Humilié – Dextera Domine – Inclina Domine – Maria Mater Gratiae – Avé Maria – Aria do Messias de Haendel “How beatiful are the feet” – Pie Jesus – Vois sur ton chemin – Voca Me – Far Away – In Memorian – Sanctus II e Salva-Me!.
Com as novas vestes este Coro vareiro, inscrito na Federação Internacional de Pueri Cantores, proporcionou um ambiente ancestral e monástico que normalmente se vê em Catedrais, nas quais os Coros Litúrgicos, com as suas vestes, criam um cenário angelical.
Foi um Concerto inovador e muito aplaudido pelo público presente.
Em cada obra musical foi projectado na grande tela imagens e mensagens evangélicas para que os espectadores tivessem a possibilidade de interiorizar os cânticos e as músicas.
Estiveram presentes neste Concerto de Páscoa, o Vereador da Cultura Dr. Victor Ferreira, e a Chefe de Divisão da Cultura, Drª Alda Ribeiro.
No final o Pároco P.e Manuel Pires Bastos dirigiu palavras de júbilo a todos os elementos do Coro e às suas dirigentes, em especial à Maestrina Dr.ª Esmeralda Amaral, pelo magnífico e tão valioso trabalho apresentado neste Concerto.
O Vereador da Cultura publicamente reconheceu o mérito e o elevado nível musical deste Concerto, e felicitou o Grupo Pueri Cantores de S. Cristóvão, pelo seu empenho e contributo no enriquecimento da cultura na nossa terra, expressando que, “para além da minha própria satisfação é também da satisfação do Município de Ovar, pois que o Grupo tem sabido, quer em território nacional quer em território europeu, mostrar a capacidade destes jovens cantores, e penso que é uma forma saudável e pedagógica, mas para que isso seja uma realidade, naturalmente deve-se à Maestrina Dr.ª Esmeralda, à D. Carolina e a todo o grupo”.

Jornal Praça Pública em 26 de Maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário